31
jan

CONSULTORIA: VEJA SUA IMPORTÂNCIA NA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

Uma boa consultoria em panificação ou confeitaria, é um investimento que poupa custos com desenvolvimento de produtos e receitas, matéria-prima, processos, melhor uso dos equipamentos e que também auxilia sua equipe.

É comum entre empreendedores fazerem tudo sozinhos desde o início, mas todos nós podemos nos beneficiar do apoio de profissionais terceiros especializados, com conhecimento e experiência do mercado.

Só para ilustrar, o trabalho de um consultor terceiro não se restringe a quem é novo no ramo, mas é utilizado amplamente por investidores, redes e marcas de sucesso. Eles propõem medidas que podem contribuir positivamente para seu negócio. Mesmo um empresário com informação e formação, pode ganhar com os conselhos de outros do setor.

Consultoria no mercado

Já bem conhecidos são as voltadas para as áreas administrativas, mas não são os que trataremos hoje nessa postagem. Falaremos das que atuam dentro produção, diretamente com os produtos e auxiliando na produtividade e qualidade.

Fabricantes de equipamentos em geral, possuem técnicos voltados somente ao uso e aplicação e treinamentos dos mesmos e, portanto, não compete a eles desenvolver ou alterar receitas e procedimentos.

Alguns fornecedores de insumos disponibilizam técnicos para implementação de produtos em seus clientes. Contratar estes como terceiros para orientar sua produção em outras ocasiões quanto a receituário e fases de produção, é uma estratégia.

Alguns são do ramo educacional e as vezes é viável contratar um profissional para um minicurso de um produto específico. Já um curso longo, deve ser avaliado para alguns colaboradores-chave que possam ser multiplicadores de conhecimento depois.

A área de confeitaria é rica nesse ramo e existem especializados desde o ramo de insumos até os especializados em decoração, design e trabalhos artísticos com os produtos.

Uma consultoria pode atuar tanto em um quanto em todos perfis acima. Contribuindo com experiência em técnicas, indicações de insumos, equipamentos, procedimentos e treinamentos periódicos, além de contatos com fornecedores de todo tipo, outros colegas e clientes.

Como é o trabalho de uma consultoria

Diagnose

Em primeiro lugar essa é a parte mais importante. O profissional fará um levantamento e a partir daí, ele identificará todos os pontos de melhoria e sugestões de como resolvê-los.

Desenvolvimento de receitas

Quando se trata de correção de problemas e melhorias, uma consultoria apresentará as melhores alternativas ou alterações no produto.

Um ponto importante, esta sempre terá em conta o fator custo, operacionalidade e quanto estas ações trarão de lucratividade para seu negócio.

Alguns consultores podem desenvolver seu produto mediante orçado e contratado, com toda documentação, desde a matéria prima até o treinamento da equipe.

Treinamento

No âmbito operacional, é comum que façam junto com a equipe, todo o procedimento do produto passo a passo. Seus colaboradores precisam ser orientados da importância de se seguir as recomendações.